Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 

  Domingo, 13 de Janeiro de 2008


IN2IT - O postal ilustrado
publicado por Pixelpicso
 
Votar
  |   Comentários (1)   |    Enviar por e-mail Enviar por e-mail


IN2IT - O postal ilustrado

Apanhando ainda um pouco da época festiva que findou há uns dias, seria quase crime deixar passar em branco o hábito (ou direi tradição?) de enviar postais. E vou fazê-lo em jeito de votos de um óptimo 2008 (com muita saúde, amor, dinheiro e posts mais regulares ;-)), sendo o meu postal uma homenagem a ele próprio.

Um pouco de história
Segundo a Wikipedia, o primeiro cartão-postal terá sido emitido no séc. XIX, havendo diferentes versões sobre o seu surgimento... De todas estas temos um ponto em comum: O cartão postal terá sido inventado com o propósito de servir correspondência de conteúdo breve, aliando o baixo custo à simplicidade, sendo obtido com a supressão do envelope. Este levou várias evoluções ao longo dos tempos, tornando-se suporte de eleição na comunicação entre empresas e individuais, especialmente em épocas festivas. A imagem do postal ilustrado é o perfeito complemento das mensagens escritas, reforçando o seu lado emocional. A própria escolha do postal demonstra ao destinatário a atenção e carinho dedicados pelo remetente.

Vou confessar-te um segredo... ilustrado
O PostSecret é um blog que celebra o postal a um nível completamente diferente, convidando aos leitores a contarem os seus segredos mais profundos de uma forma anónima, através de correspondência no formato postal. Este é enviado pelo correio para uma morada específica, sendo posteriormente adicionado ao blog para visualização pública. É uma forma de exorcizar fantasmas e desabafar com estranhos, apelando também de uma forma inconsciente (ou não) à criatividade. O blog conta já com mais de 180.000 submissões e tem já um livro editado com uma vasta selecção de segredos. É ainda de notar a evolução deste blog, cuja aderência massiva originou um site de comunidade com ainda mais conteúdo para explorar.

Os postais querem-se livres
É uma ideia genial, made in PT, que conseguiu seduzir empresas e instituições pela sua proximidade com o público. Postalfree é um meio publicitário que produz e distribui postais em locais públicos (restaurantes, cafés, cinemas), de uma forma gratuita para o target, fazendo chegar marcas e campanhas de uma forma inteligente: num formato funcional, coleccionável, cativante e voluntário, sem o desperdício e ruído dos outros suportes promocionais, sendo também totalmente reciclável. Nunca as marcas gostaram tanto de trocar correspondência.

Arte de bolso
Tiny Showcase é um site que já existe desde 2004, criado por dois amigos que tiveram a ideia de disponibilizar ao público obras de artistas de todo o mundo num formato reduzido (postal e também booklet de cd) e a um preço bastante convidativo. Estas verdadeiras obras portáteis são impressas através de um processo especial que permite a sua durabilidade até 60 anos, e uma percentagem do valor de cada venda vai direitinha para a conta bancária de uma instituição de caridade escolhida pelo autor.

You´ve got an e-card!
Os e-cards são a versão digital do postal, adicionando-lhe a inovação multimédia e simplicidade e custo-zero do e-mail. São hoje vários os serviços, marcas e instituições que apostam nos e-cards, utilizando-os como freebies, add-ons às suas funcionalidades e até como suporte de promoção e divulgação. Tal como os seus parentes impressos, existem para todos os gostos, recorrendo à animação, som e vídeo para fazer passar a sua mensagem de uma forma o mais lúdica possível. São também uma óptima forma de nos fazerem lembrar de datas especiais, já que alguns destes sites permitem calendarizar e fazer envios agendados automáticos de postais. Não vou fazer uma lista exaustiva de fontes onde podem enviar os vossos e-cards, mas deixo aqui duas referências que me parecem uma boa alternativa aos demais serviços existentes nos portais dos vossos ISP's: Care2 e Hipster Cards. Destaco o primeiro pelo facto de estarmos a ajudar instituições de beneficência, e o segundo por ter alguns cartões pouco politicamente correctos.

Mandem-me postais... em forma de comentário!
E vocês? Costumam enviar postais? Atribuem algum significado especial ao envio dos postais, ou acham uma perfeita perda de tempo? E em relação às sugestões que apresento... fizeram mudar a vossa opinião?


Comentários  0 Comentários
Adicionar Comentário

Não se encontram associados comentários a esta página
 
Ajudem-nos a encontrar o Rui!

Ilustração no Flickr



Links
Jo Chen
Cloud King
Mimi Chocolat

Add to Technorati Favorites